Varejo

5 dicas para aproveitar a Semana do Brasil

A Black Friday brasileira já tem nome e data: a Semana do Brasil será realizada de 6 a 15 de setembro.

 

Esta é mais a chance no ano para pequenos negócios fidelizarem os clientes. O Sebrae dá cinco dicas para os empreendedores aproveitarem a nova data do calendário comercial para potencializarem suas vendas:

 

  1. Atendimento

Prepare os vendedores, ofereça treinamentos de atendimento e até de como vender mais, pois isso auxiliará a conquistar mais clientes. Mantenha funcionários treinados e orientados a oferecer aos consumidores informações que facilitem a escolha das melhores soluções para suas necessidades.

  1. Lojas físicas

Prepare a vitrine de forma organizada e que chame a atenção dos clientes. Separe os produtos com desconto por categorias, tamanhos e preços para tornar a experiência de compra mais simples. Também é importante conferir a quantidade de produtos disponíveis no estoque e definir política de troca para evitar desgastes. Facilitar a forma de pagamento, com diferentes meios e mais de uma bandeira de cartão de crédito é recomendável.

  1. Lojas virtuais

Mantenha o site atualizado e informe os clientes previamente sobre a promoção por meio das redes sociais e outros meios de comunicação. Facilite de todas as formas possível, desde o preenchimento dos pedidos até informar a quantidade de estoque disponível.

Também é importante colocar à disposição contatos telefônicos, chats ou e-mails para esclarecer dúvidas. Invista em mecanismos de conectividade e inteligência artificial que permitam um monitoramento em tempo real e automatizado das principais vendas e necessidade de reposição de estoque, bem como movimentação do cliente em sua loja (virtual ou física).

  1. Estoque

Um bom controle de estoque evitará a falta de produto (planilhas e painéis de monitoramento são bem-vindos). Garanta o estoque dos itens de maior giro e faça os últimos ajustes, estabelecendo bom relacionamento com fornecedores e empresas de produtos complementares.

  1. Pós-venda

Busque um feedback dos clientes após a realização de suas vendas. A partir daí, você poderá identificar estratégias ideais de inovação que gerem resultados e relacionamento continuado com o cliente ainda mais positivos para sua loja.

 

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Fonte: Primeira Página, com informações do Sebrae.

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