Comércio Digital

4 provas de que todo negócio pode ter sucesso pela Internet

Bill Gates disse: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela Internet e as que estão fora dos negócios”. Em qual a sua se encaixa?

 

A partir desse pensamento conseguimos provas de que a Internet não é apenas uma vaidade ou um diferencial no mundo do empreendedorismo.

O Hootsuite, plataforma de gerenciamento de redes sociais, e a agência We Are Social fazem relatórios anuais sobre o uso da Internet e das redes sociais pelo mundo. A pesquisa deste ano mostrou que, das 7,6 bilhões de pessoas no mundo, 4,3 bilhões são usuárias da Internet. Mais da metade da população mundial está no mundo on-line.

  1. A atenção do público mudou

Se compararmos o modo como vivemos hoje com as nossas rotinas de dez anos atrás, perceberemos rapidamente mudanças em todas as frentes. O modo como nos relacionamos com amigos e parentes mudou, bem como o modo como trabalhamos, o modo como consumimos e o modo como fazemos negócios.

Tudo isso é consequência da forma como a informação é veiculada hoje. A democratização do acesso às tecnologias dos dispositivos móveis (como os smartphones) faz com que os comportamentos, os anseios e as necessidades das pessoas sejam, hoje, totalmente diferentes do que eram há alguns anos.

  1. O poder nas mãos do consumidor

 “Obrigar” o consumidor a ver sua propaganda não é efetivo. Ele precisa estar na posição de escolher o que assiste/ouve/lê. O melhor jeito de fazer isso é oferecendo conteúdo de interesse ao público. O que o seu cliente ideal consome na Internet? Quais são os interesses dele? Uma vez que você define questões como essas, a sua produção de conteúdo vai atrair e reter a atenção dos compradores certos.

  1. Audiência

Tenhas as estratégias certas para entender o que a audiência quer ouvir (qual o conteúdo esperado), como quer ouvir (em qual mídia quer recebê-lo) e quando quer ouvir (qual o contexto). Em pouco mais de dois anos, um canal do YouTube, por exemplo, pode saltar de 2.500 inscritos para mais de um milhão.

  1. O cliente como embaixador da sua marca

Lembra-se do marketing “boca a boca”? Ele está presente nas estratégias on-line, mas com algumas adaptações. O seu cliente vai continuar sendo sua melhor propaganda, mas isso acontece se ele consumir seu conteúdo antes da compra do seu serviço ou produto, e esse conteúdo estará nas redes sociais da sua empresa, da sua marca. É de lá que novos clientes tirarão suas próprias conclusões e decidirão comprar de você e indicar para os outros.

No entanto, existem fatores fundamentais que precisam ser observados para atingir sua audiência: o momento certo de expor seu público-alvo à venda, a preparação correta e o porquê do seu produto ser o melhor investimento para o seu público naquele momento. Ao trabalhar tais estratégias, o seu destaque entre a concorrência é mais garantido e as chances de atrair e reter a atenção do seu público aumentam.

 

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Fonte: Primeira Página

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